quinta-feira, 25 de agosto de 2011

I° Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Fumo

Considerado pela comunidade médica como uma doença gravíssima e um problema de saúde pública, o tabagismo atinge cerca de 1,3 bilhão de pessoas em todo o mundo, o que representa mais de 15 bilhões de cigarros consumidos diariamente. Neste 29 de agosto, comemora-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, mais uma vez, autoridades e entidades de todo o país concentram esforços em campanhas de conscientização. Em Manhumirim, a Secretaria Municipal de Saúde está convidando a todos para participarem da I Caminhada do dia Nacional de Combate ao Fumo. A caminhada tem previsão de saída às 14h00minh das proximidades da Policlínica Municipal, próximo ao terminal rodoviário, de onde seguirá até o centro da cidade, Praça Padre Júlio Maria. O evento traz como tema a frase: “Vamos Criar Um Ambiente Livre do Tabaco”.
Fumo e saúde
– Responsável por 75% dos casos de bronquite crônica
– 80% dos casos de enfisema pulmonar
– 80% dos casos de câncer de pulmão
– 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio
– Riscos de 100% a 800% (oito vezes mais) de contrair infecções respiratórias, câncer de laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, aterosclerose, acidente vascular cerebral, tromboangeíte obliterante e aneurismas de aorta.
– Quanto maior o número de anos de tabagismo, mais elevada a mortalidade.
– Quanto mais cedo começa, maior o risco.
– O risco de câncer nos ex-fumantes está diretamente relacionado com o número de cigarros /dia e anos de tabagismo.
– Há considerável diminuição da expectativa de vida. Se o início se dá antes dos 15 anos, a mortalidade é 2 a 3 vezes maior que os não — fumantes da mesma idade.
– A nicotina causa dependência por atuar no sistema nervoso. O monóxido de carbono prejudica a oxigenação, inclusive do miocárdio (músculo do coração). Diminuindo a oxigenação, favorece o depósito de gordura nas artérias.
– Aumento do colesterol total e fração LDL (mau colesterol), diminuição do HDL (bom colesterol).
– Após fumar um cigarro, observa-se aumento do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, vasoconstrição periférica. Isto, continuamente, obriga o coração a maior esforço.
– O fumo tem mais de 4770 substâncias tóxicas, sendo 60 substâncias sabidamente cancerígenas, como o alcatrão. Outras substâncias presentes são consideradas co-carcinogênicas, como arsênico, níquel e cádmio. Há elementos radioativos como polônio-210 e carbono-14. Além disso, ocorrem injúrias comprovadas no DNA. O risco de câncer é de 4 a 14 vezes maior do que no não-fumante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário