Fumo e saúde
– Responsável por 75% dos casos de bronquite crônica
– Responsável por 75% dos casos de bronquite crônica
– 80% dos casos de enfisema pulmonar
– 80% dos casos de câncer de pulmão
– 25% dos casos de infarto agudo do miocárdio
– Riscos de 100% a 800% (oito vezes mais) de contrair infecções respiratórias, câncer de laringe, boca, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, aterosclerose, acidente vascular cerebral, tromboangeíte obliterante e aneurismas de aorta.
– Quanto maior o número de anos de tabagismo, mais elevada a mortalidade.
– Quanto mais cedo começa, maior o risco.
– O risco de câncer nos ex-fumantes está diretamente relacionado com o número de cigarros /dia e anos de tabagismo.
– Há considerável diminuição da expectativa de vida. Se o início se dá antes dos 15 anos, a mortalidade é 2 a 3 vezes maior que os não — fumantes da mesma idade.
– A nicotina causa dependência por atuar no sistema nervoso. O monóxido de carbono prejudica a oxigenação, inclusive do miocárdio (músculo do coração). Diminuindo a oxigenação, favorece o depósito de gordura nas artérias.
– Aumento do colesterol total e fração LDL (mau colesterol), diminuição do HDL (bom colesterol).
– Após fumar um cigarro, observa-se aumento do ritmo cardíaco, aumento da pressão arterial, vasoconstrição periférica. Isto, continuamente, obriga o coração a maior esforço.
– O fumo tem mais de 4770 substâncias tóxicas, sendo 60 substâncias sabidamente cancerígenas, como o alcatrão. Outras substâncias presentes são consideradas co-carcinogênicas, como arsênico, níquel e cádmio. Há elementos radioativos como polônio-210 e carbono-14. Além disso, ocorrem injúrias comprovadas no DNA. O risco de câncer é de 4 a 14 vezes maior do que no não-fumante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário